Guia escute sua pele.
Um guia que vai te ajudar a escutar sua pele, cuidar melhor dela e aproveitar ao máximo. Confira as dicas:
Destaque Pele seca

As causas da pele seca

A pele é a proteção do seu corpo, agindo como uma barreira contra agentes irritantes, alergênios, e outros elementos. Ela também controla o movimento de umidade para dentro e para fora do corpo. A pele normal e saudável é revestida por uma fina camada de lipídios, ou gorduras naturais, que retêm a umidade e auxiliam a manter a pele suave e maleável. Se essa camada de lipídios estiver comprometida, a pele poderá perder a hidratação e se tornará desidratada e seca.

Há muitos motivos pelos quais a função da barreira de hidratação da sua pele pode parar de funcionar efetivamente, resultando em uma pele seca:

  • Temperatura
    O ar seco, que normalmente é um resultado do aquecimento central no inverno e do ar-condicionado no verão, pode retirar a hidratação da sua pele. O frio, a chuva, e o vento também podem ser os culpados por tirar a umidade da pele, assim como passar muito tempo ao sol.
  • Banhos de chuveiro ou banheira excessivos
    Banhos longos podem retirar a oleosidade e hidratação natural da pele, especialmente em água muito quente. Tente ficar apenas alguns minutos no banho em água quente.
  • Ingredientes
    Muitos produtos e detergentes contêm substâncias que podem rapidamente remover a oleosidade protetora natural da pele. Tente também evitar produtos que fazem muita espuma, uma vez que isso pode remover a oleosidade da superfície da pele, o que pode causar ressecamento. Escolha produtos suaves, sem fragrância, que podem hidratar além de limpar a sua pele.
  • Roupas
    A pele precisa respirar, e roupas feitas com fibras sintéticas como acrílico, nylon, e poliéster podem irritar a sua pele e causar mais desconforto. Opte por tecidos naturais como algodão e linho.
  • Genética
    Seus genes podem determinar o seu tipo de pele. Algumas pessoas consideram que possuem uma barreira da pele mais fraca e são predispostas a ter um tipo de pele mais seco.

Agora que você já conhece algumas das causas, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir a pele seca e o desconforto que ela pode causar. Se você estiver preocupado ou inseguro sobre os seus sintomas da pele seca, recomendamos que converse com o seu dermatologista ou farmacêutico.