Guia escute sua pele.
Um guia que vai te ajudar a escutar sua pele, cuidar melhor dela e aproveitar ao máximo. Confira as dicas:
Destaque Pele seca

As causas da pele sensível e reativa

A camada externa da pele – a epiderme – age como uma barreira protetora para o seu corpo, afastando substâncias prejudiciais e retendo a umidade. No entanto, as defesas naturais da sua pele algumas vezes podem ficar enfraquecidas, comprometendo a barreira de hidratação e deixando a pele suscetível a agentes irritantes externos, como ingredientes agressivos e alergênios.

Há muitas razões pelas quais a barreira de hidratação da pele pode ficar comprometida, resultando em uma pele sensível e reativa:

  • O seu ambiente
    Tempo frio e aquecimento central no inverno e clima quente e ar-condicionado no verão podem privar a pele de umidade, deixando-a com uma sensação seca, sensível, e reativa. Sujeira e poluição, como gases de escapamento, fumaça e poeira, também podem enfraquecer a barreira natural da pele e deixá-la mais sensível.
  • Ingredientes
    Muitos produtos contêm ingredientes agressivos que podem danificar a superfície da pele e remover a sua oleosidade protetora natural, deixando-a suscetível à sensibilidade. Opte por produtos para limpeza e detergentes para roupas suaves e sem fragrância para ajudar a prevenir reações aos agentes irritantes.
  • Desequilíbrio hormonal
    Provocado por estresse, seu ciclo menstrual, gravidez, puberdade ou menopausa, se os seus hormônios estiverem fora de sincronia, a eficácia da função da barreira de hidratação da sua pele pode ser reduzida.
  • Condições de pele e alergias existentes
    Algumas pessoas são mais propensas a apresentar pele sensível e reativa, pois possuem condições preexistentes como acne, rosácea, e dermatite atópica. Alergias não diagnosticadas ou não tratadas a alimentos como glúten e laticínios também podem causar inflamação da pele e erupções cutâneas.
  • Dieta e hidratação
    Sem a quantidade suficiente de água ou nutrientes, a sua pele pode se tornar desidratada e estressada, o que pode causar sensibilidade na pele. Tente fazer uma dieta saudável e equilibrada, e beber muita água, todos os dias.

Agora que você já conhece alguns dos motivos por trás da pele sensível, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir que ela se torne reativa e irritada. Se estiver preocupado ou inseguro sobre a sua pele, recomendamos que converse com o seu dermatologista ou farmacêutico. Se você acha que pode ter uma alergia alimentar, converse com o seu médico.