Guia escute sua pele.
Um guia que vai te ajudar a escutar sua pele, cuidar melhor dela e aproveitar ao máximo. Confira as dicas:
Destaque Pele seca

Como o ambiente em nossa volta pode deixar a pele sensível

A barreira de hidratação protetora da sua pele trabalha duro para proteger o seu corpo e rosto de influências nocivas. No entanto, essa barreira protetora pode ficar comprometida pelo ambiente. Isso pode deixá-la sensível e suscetível a irritantes externos.

Esses agentes causadores ambientais incluem:

  • O sol
    Os raios UV do sol causam a produção de radicais livres que podem danificar a pele saudável. No dia a dia, a sua pele é exposta aos raios UV que podem enfraquecer os mecanismos protetores da pele, deixando-a extrassensível. Utilize um protetor solar de amplo espectro como parte da sua rotina diária de cuidados com a pele, e tente evitar o sol quando os raios estão mais fortes, entre 10 da manhã e 3 da tarde. Quando estiver ao ar livre, utilize óculos de sol para proteger os seus olhos e um chapéu para proteger o seu rosto e o couro cabeludo.
  • O vento
    Quando a sua pele é exposta à ação do vento, seus vasos sanguíneos se contraem para mantê-lo aquecido. Com o tempo, isso pode enfraquecer a barreira de hidratação da pele, deixando-a seca e sensível. Proteja o seu rosto e mãos usando um cachecol e luvas ao sair em condições de vento.
  • Vida na cidade
    Trabalhar e viver em uma grande cidade pode causar maior sensibilidade na pele. Poluentes como fumaça de cigarro, gases de escapamento, e poeira podem aderir à pele durante todo o dia e agravá-la bloqueando os poros e reduzindo sua capacidade de respirar. A barreira de hidratação da sua pele é exposta à poluição, e com o tempo ela fica enfraquecida e irritada, causando sintomas da pele sensível. Faça uma limpeza pela manhã e à noite, com um produto para limpeza suave para ajudar a manter a pele limpa e com aspecto saudável.
  • Água dura
    A água utilizada para lavar o seu rosto pode causar sintomas de pele sensível. Se você vive em uma área com água dura, geralmente encontrada nas cidades, isso pode causar um grande impacto na sua pele sensível. A água dura pode interferir no delicado pH da pele, deixando-a irritada e sensível.
  • Temperatura
    Temperaturas quentes e frias podem enfraquecer a barreira da sua pele com o tempo e deixá-la sensível. Aquecimento central e ar-condicionado também podem agravar a pele sensível, retirando a água da pele. Use um umidificador em casa para recuperar a umidade do ar e mantenha o rosto coberto em temperaturas quente e frias.

Siga essas dicas para ajudá-lo a proteger a sua pele sensível contra agentes causadores ambientais, e tenha uma pele saudável e bonita todos os dias.